Image module

O curso técnico em Informática vem contribuir com as mudanças no avanço dos conhecimentos científicos e tecnológicos. A nova ordem no padrão de relacionamento econômico entre as nações, o deslocamento da produção para outros mercados, a diversidade e multiplicação de produtos e de serviços, a tendência à conglomeração das empresas, à crescente quebra de barreiras comerciais entre as nações e à formação de blocos econômicos regionais, a busca de eficiência e de competitividade industrial, através do uso intensivo de tecnologias de informação e de novas formas de gestão do trabalho, são, entre outras, evidências das transformações estruturais que modificam os modos de vida, as relações sociais e as do mundo do trabalho. Consequentemente, estas demandas impõem novas exigências às instituições responsáveis pela formação profissional dos cidadãos.

Nesse cenário, amplia-se a necessidade e a possibilidade de formar os jovens capazes de lidar com o avanço da ciência e da tecnologia, prepará-los para se situar no mundo contemporâneo e dele participar de forma proativa na sociedade e no mundo do trabalho.

Nesse sentido, com a aprovação daPor essa razão, com a aprovação da Secretaria de Educação  do Estado de Pernambuco e divulgado no DOE pela Portaria SEE Nº 10177 de 17 de Novembro de 2017, ofertamos o Curso Técnico em Informática, nas formas concomitante e subsequente, presencial/remoto enquanto durar a pandemia do COVID 19, com intuito de formar cidadãos críticos e reflexivos que além de atender a demanda de mercado também se comprometam com a responsabilidade social.

 Integramos a Educação Profissional ao Ensino Médio inovando pedagogicamente sua concepção de Ensino, em resposta aos diferentes sujeitos sociais para os quais se destina, por meio de um currículo integrador de conteúdo do mercado de trabalho, bem como, da prática social dos estudantes, levando em conta o diálogo entre os saberes de diferentes áreas do conhecimento.

Nosso objetivo é formar profissionais/cidadãos técnicos de nível médio responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção de softwares, seguindo as especificações de programação e linguagens computacionais com competências técnica, ética e politicamente corretas, com elevado grau de responsabilidade social e que contemple um novo perfil para saber fazer e gerenciar atividades de concepção, especificação, projetos simples, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas, incluindo hardware, software, aspectos organizacionais e humanos, visando a aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos.

A Matriz Curricular é estruturada em módulos, significando um conjunto didático pedagógico sistematicamente organizado, desenvolvendo competências e habilidades profissionais, dando maior flexibilidade que se reflete na construção dos currículos em consonância com a proposta pedagógica e com os itinerários do perfil de conclusão do profissional.

O Curso Técnico em Informática será desenvolvido em três módulos com terminalidade, e com a carga horária de 1200 horas, acrescida do estágio supervisionado com a carga horária 240 horas perfazendo o total de 1440 horas, estruturados e elaborados com as competências, habilidades e bases tecnológicas por módulo.

Por ser apresentado na forma concomitante ou subsequente, o mesmo só poderá aceitar estudantes que estejam em andamento ativo ou que já tenham concluído o ensino médio.

Acesse a grade curricular

Formulário de Intenção